A solidez do meio-campo foi a marca mais forte do Paços de Ferreira treinado por Paulo Fonseca. O técnico, agora ao comando do FC Porto, já apostava na altura no duplo pivot, agora tão criticado.

Filipe Anunciação nem sempre era titular, mas foi umas das peças desse meio campo, e ainda integra o plantel pacense, que domingo defronta os dragões. Chegado ao FC Porto, Paulo Fonseca voltou a apostar neste sistema e, perante os resultados, tem sido alvo de muitas críticas.

Ao Maisfutebol, Filipe Anunciação explica a forma de trabalhar de Paulo Fonseca nos castores. «O Paulo trabalha de forma muito diferente do que eu estava habituado com outros treinadores. É muito exigente e, se ele quiser o jogador um metro mais à frente, ou mais atrás, vai insistir até conseguir. Mas explica ao jogador o porquê desta opção».

«Ele fez um grande trabalho no Paços ao nível do meio campo e vejo na equipa do FC Porto elementos do Paulo Fonseca, embora talvez não tão evidentes como ele gostaria», conta.

«Por exemplo, o uso do segundo médio defensivo, que tem sido tão criticado. Só quem não conhece o trabalho dele pode dizer que usar um duplo pivot faz com que a equipa seja mais defensiva. Em Paços, a jogar desta forma, conseguimos ter mais posse de bola e chegar mais vezes à área adversária e as coisas correram muito bem», adianta.

Os resultados não têm sido os pretendidos, mas Paulo Fonseca defende as suas opções e garante que quer continuar a seguir as suas ideias. O próximo adversário é já o Paços de Ferreira. Filipe Anunciação não poupa elogios ao treinador, mas garante que, «no domingo, cada um defende a sua dama».