David Weir, veterano central do Glasgow Rangers, foi titular em Alvalade, há pouco mais de um ano, no empate que os escoceses impuseram ao Sporting (2-2) na Liga Europa. Esta temporada, com 41 anos, passou para segundo plano na equipa protestante e, depois de alguns jogos no banco, pediu para o clube o libertar, de forma a poder continuar a jogar com assiduidade. Um caso raro de força de vontade de um jogador que recusa a pendurar as botas pressionado pelas folhas do calendário.

Não é fácil na actualidade manter uma carreira longa ao mais alto nível com tantos jovens a despontar ano após ano. A partir dos trinta, os jogadores entram na categoria de veteranos e são poucos os que conseguem esticar a corda até aos quarenta. A maioria dos casos são guarda-redes, comos os históricos Dino Zoff (40), Peter Shilton (46), David Seaman, Gordon Banks, Van der Sar, Higuita ou mesmo dos portugueses Vítor Damas e Manuel Bento.

Também há os casos de jogadores que ganharam estatuto suficiente para prolongarem as suas carreiras até ao limite, como aconteceu no Milan nos anos oitenta com Maldini (41) e Costacurta (41), ou casos isolados como Roger Milla (44), Mario Kempes (42), Teddy Sheringham (42), Tony Adams (44), Romário (43) ou Di Stéfano (40).

Nos registos da FIFA, Dino Zoff, guarda-redes de Itália, foi o jogador mais velho a conquistar um título mundial, aos 40 anos, no Mundial de 1982, em Espanha. Roger Milla, avançado dos Camarões, foi o mais velho a marcar um golo numa fase final, aos 42 anos, no Mundial-90. Enquanto McDonald Taylor, jogador das Ilhas Virgens, foi o mais velho a disputar um jogo da fase de qualificação, aos 46 anos.

Mas o caso mais singular da história continua a ser o de sir Stanley Matthews, sem paralelo no futebol mundial, que marcou golos, com as camisolas do Stoke City e Blackpool, até aos 50 anos, entre 1932 e 1965. Mantém o seu nome nos registos como jogador mais velho a jogar no primeiro escalão do futebol inglês e na seleção de Inglaterra.

Jogadores com mais de 40 anos no activo

David Weir (Glasgow Rangers/Escócia), 41

Andy Legg (Llanelli AFC/País de Gales), 46

Jari Litmanen (HJK Helsinquia/Finlândia), 40

Jens Rasmussen (Vestur/Ilhas Feroé), 43

Patrick Rosengren (Mjälby/Suécia), 40 anos

Vazha Tarkhnishvili (FC Sheriff/Moldova), 40

Colm Tresson (Bray Wanderers FC/Irlanda), 40