Domingo, Estádio de Alvalade, minuto 89. João Pereira faz um lançamento atrasado da direita, Abel recebe com o peito na quina a área, deixa a bola ganhar altura e, no momento em que esta está a chegar ao solo, rematou cruzado, sem muita força, mas colocado, fazendo a bola entrar junto ao segundo poste, sem hipóteses para Paulo Santos.

Toda a equipa festejou o golo com o lateral de forma efusiva e não era para menos. Os leões tinham acelerado o jogo até ao limite, mas os minutos pareciam correr para mais um inevitável empate, o terceiro em casa, que podia afastar ainda mais a equipa de Paulo Sérgio dos lugares cimeiros.

A sorte parecia não querer nada com a equipa de Alvalade que nos dez minutos anteriores ao golo tinha acertado três bolas nos ferros e parecia ter esgotado todas as soluções para ludibriar a fechada defesa do Rio Ave.

O golo de Abel soou como um enorme alívio. Pela primeira vez o Sporting venceu na Liga depois de um sucesso na Europa e regressava às vitórias na Liga depois de um jejum que já durava desde os finais de Agosto.