Alberto Zapater é oficialmente jogador do Lokomotiv de Moscovo, do campeonato russo, onde vai reencontrar o treinador José Couceiro. A contratação foi assumida pelo site do clube russo, que explica que o processo de transferência ficou encerrado esta manhã com a conclusão dos exames médicos.

O antigo jogador do Sporting já tinha chegado à Rússia na terça-feira de manhã, mas só hoje concluiu a assinatura de contrato. A transferência realiza-se a custo zero, depois de Zapater ter acordado a rescisão com o Sporting. Ao site oficial do Lokomotiv, o médio assumiu que a decisão de ir para a Rússia foi dele.

«Tive contactos de quatro clubes espanhóis, do Parma, do Newcastle e do Olympiakos, mas preferi o Lokomotiv. Quando soube do interesse nem hesitei, em primeiro porque já conhecia bem o treinador e em segundo porque se trata de um dos maiores clubes russos que luta por grandes objectivos», disse.

Lembrando que quando era júnior cresceu ao lado de jogadores que estão agora na selecção principal, «como Sérgio Ramos, Piqué, David Villa, Fabregas ou Carzola», o médio de 26 anos disse que vai procurar na Rússia dar nas vistas e merecer um lugar no Euro 2012. «Nada é impossível», atirou Zapater.

Por fim, o antigo médio leonino teve de responder a uma pergunta no mínimo curiosa: se seria primo de José Luís Zapatero, Primeiro-Ministro da Espanha. «Fazem-me muitas vezes essa pergunta», sorriu o jogador. «Mas é fácil ver. Basta soletrar o meu nome. Eu sou Zapater e ele é Zapatero.»