O presidente do Comité Olímpico de Portugal acredita que Portugal pode conquistar cinco medalhas nos Jogos de 2008, em Pequim. Vicente de Moura quer somar a isso vários lugares até que garantem diploma e pontuação, estabelecendo ainda como meta um total de 64 pontos.
Se os objectivos forem alcançados esses serão «os melhores resultados de sempre do olimpismo português», como afirma Vicente de Moura, numa entrevista à agência Lusa em que se mostra muito optimista sobre a evolução do desporto em Portugal.
«Queremos medalhas, resultados até ao oitavo lugar, para termos diplomas e pontuação, e até ao 16º», afirmou o dirigente, garantindo que «só a excelência estará nos Jogos Olímpicos».
Portugal estima ter 1000 atletas em Pequim 2008, o que representa a segunda maior representação de sempre, apenas atrás de Barcelona 92.
Vicente de Moura faz mesmo contas às hipóteses de Portugal: «Pela primeira vez Portugak tem um grupo alargado de atletas com capacidade para ganhar medalhas. São 11», afirma.
O dirigente inclui nas contas o futebol, que ainda precisa de chegar às meias-finais do Europeu para conseguir a qualificação.