Oliveira Gonçalves foi afastado do cargo de seleccionador de Angola, na sequência dos maus resultados na campanha de apuramento para o Mundial 2010, que se vai disputar na África do Sul.
De acordo com o Jornal de Angola, será o adjunto Mabi de Almeida a orientar os «palancas negras» no jogo com Níger, agendado para o próximo dia 11 de Outubro, no Estádio dos Coqueiros.
O encontro é referente à última ronda da segunda fase de qualificação. Só os primeiros classificados de cada grupo e os oito melhores segundos classificados passam à fase seguinte. A selecção angolana tem sete pontos, e por isso já não pode chegar ao topo do grupo, uma vez que o Benim já soma 12 pontos. A única hipótese de continuar em prova seria garantir um dos oito melhores segundos lugares, mas mesmo esse cenário é altamente improvável. Recorde-se ainda que Angola vai ser palco da Taça de África das Nações de 2010.
Oliveira Gonçalves tornou-se seleccionador angolano em Novembro de 2004 e esteve quatro quatro anos em funções, pelo que é o técnico que mais tempo ocupou o cargo. A sua passagem pelo comando dos «palancas negras» fica marcada pela qualificação histórica para o Mundial 2006 e a presença nos quartos-de-final da última Taça das Nações Africanas.