[publicado originalmente às 23h50 de 29 de abril]

Tirambaço: substantivo masculino; Chute violento em direção ao gol (Brasil)

Muito bem faz a um país desportivo ter um campeão continental e Portugal teve dois em dias consecutivos o que é de louvar.

O que o Sporting conseguiu em Almaty foi extraordinário ao chegar, por fim, ao topo da Europa. É merecido. Pelo talento, mas sobretudo pela persistência.

As duas finais perdidas doeram, certamente. Mas também tinham de ser indicadoras de uma coisa: que o que se estava a fazer estava a ser bem feito.

A vitória do Sporting em Almaty é, acima de tudo, do universo Sporting.

E depois do futsal português.

A partir de agora, qualquer equipa nacional não vai defrontar e tentar bater o Sporting. Vai, isso sim, competir e tentar ganhar ao campeão europeu.

É, portanto, preciso investir tempo a pensar como, sem as mesmas armas, se vai vencer o campeão europeu. E quando se vence um campeão europeu, consegue vencer-se qualquer outro.

Eu sei que é aqui que a coisa complica, mas para chegarmos à conclusão do bem que faz um campeão europeu à modalidade, deve olhar-se… para o Benfica.

A distância de encarnados para leões já foi maior do que agora. O que significa que o Benfica teve de investir tempo para encurtá-la. E dinheiro no seu caso muito próprio, porque é a única no país que consegue ombrear com os leões nessa matéria. Ao fazê-lo, tornou-se melhor ela própria e o campeonato enriqueceu.

Porque leões e águias não vivem isolados e, apesar de a diferença ser abismal, quem com eles compete desenvolver-se-á de forma natural. A Quinta dos Lombos, por exemplo, pode gabar-se de já ter empatado com a melhor equipa do continente nesta temporada.

Nessa lógica, quando o país tem um campeão europeu, todos ganham . Se todos ficam ou devem ficar contentes, isso, meus caros, já é outra história. 

A 25 de abril de 2010, provavelmente, os sportinguistas não ficaram. Mas foi nesse dia, naquele momento em que o Benfica venceu a UEFA Futsal Cup, que a glória europeia leonina começou a ser escrita. A persistência fez o resto.

Pelo meio, Portugal foi campeão continental de futsal. E eu acho que uma coisa tem toda a ver com a outra.

P.S. - O FC Porto teve uma enorme conquista em Nyon e pouco destaque neste texto. Já estava escrito, apesar do primeiro parágrafo.

O Tirambaço é um espaço de opinião do jornalista Luís Pedro Ferreira. Pode segui-lo no Twitter.