Depois da pausa para a jornada de seleções estamos de volta, com o serviço que promete dar cabo da sua relação afetiva num fim de semana: guia prático para uma farra de futebol internacional à la carte, em sessão contínua frente ao ecrã. Mas não se preocupe, somos uns desencaminhadores conscientes: o nosso regime de treinos pode dar-lhe cabo da vida familiar, mas deixa-lhe uma reserva de energia suficiente para lidar com a semana de competições europeias que se avizinha.

Confira calendários e classificações

Para mostrar ao que vamos, comece já por trocar o almoço de sábado por uma refeição portátil: entre Liverpool e Moscovo, tem dois dérbis à escolha. O primeiro ( Everton-Liverpool, 12.45h, Benfica TV) apanha os rivais das margens do Mersey em luta acesa pelas primeiras posições: estão os dois a atravessar um dos melhores momentos desportivos dos últimos anos, com os «blues» na luta pela zona Champions e os «reds», surpreendentemente, na discussão palmo a palmo da liderança. Mas, claro, se este menu for muito mainstream para o seu gosto, tem sempre o CSKA-Spartak (13 h, SportTV Live), que pode valer a liderança aos visitantes, depois da derrota do Zenit nesta sexta-feira.

Mas, repetimos, é só o começo: logo a seguir, o Arsenal defende a liderança da Premier League frente à equipa sensação deste inicio de época ( Arsenal-Southampton, 15 h BenficaTV) que, por sinal, tem um português como capitão. A concorrência a essa hora é forte ( Barcelona-Granada, 15 h, SportTV 3) mas face à onda de lesões que afeta os catalães, talvez o jogo do Emirates seja uma aposta mais segura, quanto a equilíbrio e espetáculo.

Seja qual for a aposta, aproveite para dar uma espreitadela ao Reims-PSG (16 horas, SportTV 3) quanto mais não seja para ver se Ibrahimovic já recuperou do desgosto de Solna e se os parisienses vão mesmo, como parece, dar uma bofetada irrecuperável na concorrência. Mas, a partir das 17.30, a coisa torna-se bem mais séria: combate de chefes na Bundesliga, com o Borussia Dortmund-Bayern (17.30, SportTV Live), talvez a última oportunidade para a equipa de Jürgen Klopp evitar que o super-Bayern descole de vez. Pelo meio, vá testando a qualidade do seu «zapping», porque à mesma hora, na BenficaTV, há outro dérbi que vale a pena acompanhar: West Ham-Chelsea, com a equipa de Vaz Tê em zona delicada da tabela, a querer complicar a vida aos homens de Mourinho.

A partir daí, a intensidade diminui, mas não a ponto de permitir-lhe uma folga. O mais provável é perder os primeiros 15 minutos do Almeria-Real Madrid (19 h, SportTV 1), mas, depois, não desperdice a oportunidade de ver se Cristiano Ronaldo mantém a forma estratosférica, e se o Real encontra solução rápida para a baixa prolongada de Khedira. No intervalo, dê uma espreitadela ao
Nápoles-Parma, (19.45 SportTV2) para confirmar se a equipa de Benitez está, como parece, a perder pedalada na luta pelo «scudetto», três dias antes de uma decisiva visita a Dortmund para a Liga dos Campeões.

E já que deixou passar a hora de jantar, leve o sábado às últimas consequências, dividindo as atenções entre o At. Madrid-Getafe (21 h SportTV1) e o Vasco da Gama-Cruzeiro (21.30, Benfica TV), que tem a particularidade de pôr frente a frente um histórico desesperado pela fuga à descida de divisão e o campeão recém-sagrado. Depois, se lhe sobrar energia, saia. Com sorte, ainda arranja uma sessão da meia-noite ou um bar simpático para tentar fazer de conta que ainda sabe o que é vida social.

Domingo de decisões para AVB

Já lhe dissemos que vem aí semana de competições europeias? Já. Por isso, afrouxamos o regime em meia hora: não precisa de dar muita atenção ao Lille-Toulouse (13h SportTV 1), concentre-se já no Manchester City-Tottenham (13.30 Benfica TV), um jogo de tudo ou nada: quem perder, dificilmente poderá continuar a considerar-se candidato ao título.

No intervalo e no fim, pode ir espreitando o Livorno-Juventus, (14h SportTV 1), mas não vá para longe: a seguir há Cardiff-Manchester United (16h, Benfica TV) que, até apostamos, deixa as alternativas num distante segundo plano ( Rayo Vallecano-Espanhol, 16h SportTV 3) ou mesmo terceiro ( Nice-St. Étienne, 16 h SportTV Live).

Sim, admitimos: esta é a altura em que a sua dieta rigorosa de futebol internacional pode abrandar. Uma espreitadela ao Elche-Valência, (18 h SportTV Live) é puramente opcional, tal como ao Flamengo-Corinthians (19 h, Benfica TV) e mesmo ao Bolonha-Inter, (19.45 h SportTV 3). Mas atenção: a partir das 20 horas há Nantes-Moutinho, perdão, Nantes-Mónaco (SportTV Live) e o histórico dérbi Sevilha-Bétis (20 h SportTV 2) a justificar mais uma sessão de «zapping» dinâmico.

Depois, como quem fuma um simbólico cigarro de saciedade, aproveite para ver o Newells Old Boys-Arsenal de Sarandi (22 h, SportTV 1), jogo chave para as decisões num campeonato argentino em ponto de rebuçado. Não o entusiasma? Não é grave: já faltam menos de 48 horas para terça-feira. Championnnnss, mnham, mnham...