Após uma semana de Champions em que a Premier League e a Bundesliga se confirmaram como os campeonatos mais fortes da Europa - com licença de Barcelona, Real Madrid e At. Madrid, que em Espanha jogam uma Liga à parte – não há outro remédio se não assumir a evidência e dedicar boa parte do fim de semana a apreciar a saúde do eixo futebolístico anglo-germânico.

Calendários, resultados e classificações

O melhor é começar cedo: o Manchester City-Arsenal (12.45 h, Benfica TV), promete constituir um teste de fogo ao líder da Liga inglesa, precisamente na semana em que vem de uma derrota na Liga dos Campeões e em que o seu adversário – que não pode perder mais terreno para o pelotão da frente – conseguiu uma moralizadora vitória em Munique.

E por falar em Munique, aproveite para comer qualquer coisa no intervalo do jogo de Manchester: é que às 14.30 começa o Bayern-Hamburgo (SportTV 1) e nunca se sabe se não vem aí uma reedição da goleada ao Werder Bremen, há uma semana. Quanto mais não seja, porque há o risco de alguém (o Hamburgo, neste caso) pagar a fatura do recente desaire europeu dos homens de Guardiola, que de seguida rumam a Marrocos, para o Mundial.

Na hipótese – pouco provável – de o jogo de Munique estar a ser desinteressante, tem como alternativa o Hoffenheim-Borussia Dortmund (14.30, SportTV 3) ou, meia hora mais tarde, o Osasuna-Real Madrid (15 h SportTV Live), com Cristiano Ronaldo de volta à Liga espanhola. Nenhum destes o convence? Então, ainda antes de nos explicar onde costuma guardar o caixote do lixo, e que outros tesouros lá deposita, tem ainda a possibilidade de ver o Chelsea-Crystal Palace (15 h, Benfica TV) com os homens de Mourinho apostados em encurtar distâncias para o Arsenal, num fim de semana em que a concorrência enfrenta jogos bem complicados.

A tarde está a ser exigente, e vai sê-lo ainda mais a partir das 16 horas: mesmo não sendo um jogo para encabeçar cartazes, o Rennes-PSG (SportTV 2) tem o aliciante de pôr o português Nélson Oliveira frente a frente com nomes como Ibrahimovic, Cavani ou Thiago Silva.

A partir daqui, a intensidade abranda e, quem sabe, pode até permitir-lhe sair do sofá por uns minutos. O Hull-Stoke City (17.30, Benfica TV) não justifica grande investimento de energia, e o Guingamp-Mónaco (19 h, SportTV Live) pode ser controlado à distância, tal como os passes de João Moutinho. A essa hora, sim, recomendamos atenções voltadas para o Camp Nou ( Barcelona-Villarreal, 19 h, SportTV 2) onde o Barcelona enfrenta o Villarreal, que é talvez a melhor equipa da Liga a seguir aos três históricos.

Está quase cumprida a primeira parte da missão, e por isso comece a poupar energias para domingo: uma espreitadela de circunstância ao Raja Casablanca-Monterrey (19.30 h SportTV 3) é mais do que suficiente para prestar tributo ao Mundial de Clubes, a prova mais inclassificável do calendário internacional. A fechar, tem um Málaga-Getafe (21 h SportTV 2) que, se a nossa opinião conta para alguma coisa, não deverá impedi-lo de outros programas noturnos que lhe surjam pela frente.

De olhos postos em AVB (again...)

Dependendo da intensidade dos referidos programas, a sua disponibilidade para começar o domingo de zapping pode ser solicitada às 11 horas ( Almería-Espanhol, SportTV 1, só mesmo para irredutíveis), às 13 ( Bordéus-Valenciennes, SportTV 3, só para fanáticos da Ligue 1 – e sim, sabemos quem você é, e onde mora) ou, mais compreensivelmente, às 13.30, o que lhe dá tempo para almoçar antes de ver David Moyes visitar Birmingham com a gravata mais apertada do que nunca ( Aston Villa-Manchester United, 13.30, Benfica TV).

Depois, antes do grande jogo do dia, o Tottenham-Liverpool, que só começa às 16 horas (Benfica TV), vai poder espreitar por instantes a dupla ementa de série A ( Udinese-Torino, 14 h SportTV Live ou Fiorentina-Bolonha, 14 h SportTV 1).

Há alturas em que quantidade não representa qualidade, e deixe-nos confessar o seguinte: entre o final do jogo de White Hart Lane e o início do Nápoles-Inter (19.45 h SportTV 3) há três jogos que não justificam mais do que um pequeno exercício de zapping: Real Sociedad-Bétis (16 h, SportTV 2), Juventus-Sassuolo (17.30 h SportTV 3) e Sevilha-At. Bilbao (18 h SportTV 2).

Depois sim, pode reservar energias para um final de noite com tempero argentino: primeiro, o At.Madrid-Valência (20 h SportTV 2) com a equipa de Cholo Simeone a querer confirmar perante João Pereira, Postiga e companhia o melhor início de época de que há memória. Depois, a partir das 21 horas, prepare-se que vai ser a doer: a SportTV Live traz-lhe as emoções do Velez-San Lorenzo, decisão de um título argentino que chega ao último dia com quatro candidatos a defrontar-se entre si. Um final perfeito como nos filmes. E por falar nisso: uma vez que nesta semana não há provas europeias, já pensou em ir ao cinema?