Comecemos por um aviso importante: este não é um fim de semana como os outros, porque é preciso prolongá-lo até segunda-feira, dia do Arsenal-Chelsea (20 h, BenficaTV), que será, seguramente, um dos grandes jogos de dezembro. Mas, dito isto, não pense que a missão espinhosa de acompanhar as transmissões de futebol internacional no fim de semana fica facilitada.

Há, ao todo, 26 diretos em agenda nos canais desportivos, um menu que, a ser cumprido à risca, obrigaria a 39 horas de comando na mão em frente ao sofá. Ficar com 9 horas para dormir, comer, fazer compras natalícias de última hora e tudo o resto que define seres humanos é capaz de ser curto. Por isso, não se preocupe: estamos aqui para lhe fazer a pré-seleção.

Assim, no sábado, depois de um pequeno-almoço demorado, pode fazer um aquecimento com meia hora de Celtic-Hearts (12.15 h SportTV Live), antes do pontapé de saída num bem mais sério Liverpool-Cardiff (12.45, Benfica TV) para ver se, depois dos estragos que fez em White Hart Lane, Luis Suarez continua em estado de graça. No intervalo do jogo de Anfield pode voltar a espreitar o jogo da Escócia, só para ver se Amido Baldé faz um dos seus habituais cameos na segunda parte.

Com o Bayern Munique a discutir o título mundial – já lá vamos... - o centro das atenções na Bundesliga vai para os seus perseguidores: a partir das 14.30 vá picando canais, entre o Werder Bremen-B. Leverkusen (SportTV 1) e o B. Dortmund-Hertha (SportTV Live) e se, ao fim de meia hora, nenhum dos dois estiver a revelar-se particularmente empolgante, tem sempre a hipótese de regressar à Premier League ( Fulham-Man. City, 15 h Benfica TV). À mesma hora, joga-se ainda o Villarreal-Sevilha (SportTV 2) que pode servir de pretexto para ver o guarda-redes português Beto posto à prova por uma das melhores equipas da atual Liga espanhola, Barcelona e grandes de Madrid à parte.

Se costuma frequentar a MF Total já saberá que não somos, certamente, grandes apreciadores do Mundial de Clubes. Mas, ainda assim, recomendams uma espreitadela ao jogo de atribuição dos 3º e 4º lugares ( Guangzhou-At. Mineiro, 16.30 h SportTV Live), quanto mais não seja porque todos os pretextos para ver pinceladas de magia de Ronaldinho Gaúcho.

Se por acaso o dono dos dentes mais famosos do futebol mundial não estiver a jogar, então esqueça tudo o que dissemos e aproveite para fazer um lanche reforçado ou para tentar uma incursão relâmpago às lojas: é que o Bétis-Almería, (17 h, SportTV 2) entre os dois últimos classificados da Liga espanhola ameaça tornar-se num hino à depressão, a condizer com as angústias típicas da quadra.

A partir das 19 horas voltam as coisas sérias: o At. Madrid-Levante, (19 h, SportTV 2) com os «colchoneros» na defesa, palmo a palmo, golo a golo, da liderança repartida com o Barcelona. Depois, a opção é sua: ou continua a ver o jogo da equipa de Simeone, uma das mais competitivas da atualidade, em toda a Europa, ou faz a vontade a Blatter e companhia, mudando de canal a partir das 19.30 para seguir a final do Mundial de Clubes. Nem é preciso dizer qual é o favorito no Bayern Munique-Raja Casablanca (19.30, SportTV Live) que salvo surpresa colossal, deverápermitir a Pep Guardiola somar o seu terceiro título mundialista – e o segundo troféu no clube alemão, depois da Supertaça Europeia.

Por sua conta e risco, pode ou não dispersar-se pelo Cagliari-Nápoles, (19.45 h SportTv 3) e pelo Granada-Real Sociedad, (21 h, SportTV 2) mas a nossa recomendação é que poupe energias para as exigências de domingo.

Ronaldo fecha o ano no Mestalla

Conforme o estado dos seus preparativos para o Natal, pode optar por começar a maratona de sofá às 11.30 ( Roda-Ajax, SportTV 1) ou, se tiver muitas coisas por fazer, apenas às 13.30 ( Southampton-Tottenham, 13.30, Benfica TV) para ver se a equipa capitaneada pelo português José Fonte continua a acentuar os problemas em White Hart Lane, agora que André Villas-Boas já não está lá para levar com as culpas.

Como já tínhamos dito que estávamos aqui para lhe simplificar a vida, recomendamos que não perca muito tempo com o Marselha-Bordéus (13 h, SportTV 2), um clássico francês que já conheceu melhores dias, ou mesmo com o Borussia Moenchengladbach-Wolfsburgo, 14.30 (SportTV 3), embora as duas equipas ainda sonhem com uma vaga na próxima edição da Champions. Nos intervalos da chuva, concentre atenções no duelo de «zapping» no topo da série A: a partir das 14, há Roma-Catania (SportTV 1) e Atalanta-Juventus (SportTV Live) com a equipa da capital, ainda invicta, à espera de um tropeção «bianconero» para encurtar distâncias.

Prepare-se para coisas ainda mais sérias: a partir das 16 horas, o Getafe-Barcelona (16 h SportTV 1) poderá dar pistas determinantes para a decisão do título espanhol. Pode perceber porquê na peça do Filipe Caetano, aqui ao lado. Por isso, recomendamos que não se distraia com o Swansea-Everton (16 h Benfica TV) e muito menos com o Lorient-Lyon, 16 h (SportTV Live), embora este deixe a possibilidade de um duelo entre portugueses, com Pedrinho de um lado, e Miguel e Anthony Lopes do outro.

Se está concentrado no Getafe-Barcelona, deixe-se ficar assim: mesmo que o Standard Liège-Anderlecht (17 h, SportTV 2) ponha frente a frente os dois primeiros da Liga belga, «Liga belga» são as palavras chave para perceber o alcance desta frase. Entre as duas horas que separam o fim do jogo do Barcelona e as 19.45 pode mesmo tentar adiantar mais alguns preparativos de Natal, passando ao lado do At. Bilbao-Rayo Vallecano (19 h, SportTV Live). A menos que tenha raízes bascas, claro, porque aí o caso muda de figura.

Então sim, eis-nos chegados à última etapa de um domingo que chega ao fim com subidas de montanha de primeira categoria: mesmo tratando-se de um choque de históricos em crise, o dérbi de Milão ( Inter-Milan, 19.45 na SportTV 2) tem sempre um picante extra, tanto mais que abundam os rumores sobre uma eventual saída de Massimiliano Allegri caso o Milan não consiga um bom resultado. Mas esse é apenas uma das razões pelas quais deve pôr de parte a ideia de jantar - outra, bem entendido, é a contagem decrescente para os disparates alimentares dos próximos dias.

A partir das 20 horas, a intensidade do teste à sua concentração aumenta: há dois jogos a não perder, em simultâneo. No PSG-Lille (20 h, SportTV 3) é a emoção na Ligue 1 que está em causa, já que uma eventual vitória de Ibrahimovic e companhia deixa os perseguidores Lille e Mónaco a uma distância já muito respeitável. Mas, ainda mais relevante para os portugueses será o jogo que começa no Mestalla, à mesma hora: na semana em que muda de treinador, o Valência, de João Pereira, Ricardo Costa e Postiga recebe o Real Madrid (SportTV Live), para o último jogo de Cristiano Ronaldo num inesquecível ano de 2013.