Um gesto para todo o país ver. Com Patrick no chão, junto à linha lateral, João Pereira pisa o defesa leiriense, que fica contorcido com dores enquanto o lateral sportinguista se afasta do local serenamente, como se nada fosse. O jogo prossegue, com um lançamento lateral, o árbitro nada viu e, como tal, não assinalou. Restam as imagens televisivas para testemunhar o momento.

Agora a frio, o esquerdino da equipa de Manuel Cajuda analisa o lance com serenidade, não deixando de apontar o dedo ao internacional português: «Foi um gesto totalmente desnecessário para com um colega de profissão. Não havia necessidade nenhuma de fazer aquilo. No calor do jogo, fazem-se certas coisas mas penso que podia ter sido evitado», desabafa ao Maisfutebol .

Patrick confessa que ainda falou com o árbitro auxiliar, que assegurou nada ter visto. Já da parte de João Pereira não houve qualquer palavra. Nem durante o jogo, nem após. «Apesar de não ter ficado com sequelas, são situações incorrectas, que se devem evitar. Mas não lhe guardo qualquer rancor ou ressentimento», garante.

«Ás vezes, é preciso fazer uma falta mais dura, tudo bem, mas há que manter a lealdade e isso eu procuro fazer. Até a mim me surpreendeu porque não tivemos qualquer desentendimento ou discussão no jogo antes disso», prossegue o lateral, ainda atónito.

Socorreu-o na época passada

A prova de que Patrick nem sequer tinha qualquer historial com o colega do Sporting pôde ser atestado na época passada, em Leiria: «Quando caiu no relvado, com cãibras, fui eu quem o socorreu e ajudou a fazer alongamentos até chegar a equipa médica. Mas como já disse, não guardo mágoa. Foi um momento irreflectido da parte dele. Não foi nada pessoal.»

Quanto ao jogo, o leiriense considera que a equipa saiu de campo de consciência tranquila pese o resultado. «Fizemos um bom jogo. O Sporting está muito forte e, por isso, não é fácil vir a Alvalade jogar olhos nos olhos. Acredito até que a nossa atitude surpreendeu muita gente, embora não a nós, que sabemos do nosso valor», observa.

O encontro não deixou sequelas no lateral-esquerdo mas já o companheiro de sector Hugo Alcântara sofreu uma lesão muscular na coxa esquerda, razão pela qual teve de ser substituído, e deverá enfrentar algumas semanas de paragem.

Esta terça-feira, o central irá realizar exames que ajudarão a perceber a extensão da lesão.