O Maisfutebol desafiou os jogadores portugueses que atuam no estrangeiro, em vários cantos do mundo, a relatar as suas experiências para os nossos leitores. É isso que farão daqui para a frente:

Conheça melhor o projeto

«Olá a todos,

Chamo-me Paulo Dinarte Gouveia Pestana, mais conhecido no mundo do futebol por Paulinho e tenho 27 anos. Atualmente represento o Universitatea Cluj da Roménia.

O futebol entrou na minha vida desde muito cedo. Tinha eu 5 anos quando comecei a minha formação no CSD Câmara de lobos.

Aos 12 anos o Marítimo contratou-me e fui cumprindo as várias etapas atá chegar aos 16 ano, quando fiz o meu primeiro treino na equipa principal.

Entretanto, fui internacional sub-18 , sub-19 e sub-20 , com duas presenças em fases de apuramento para o Campeonato da Europa!

Entrei-me com 19 anos na Liga e logo contra o clube do meu coração, o grande Benfica. Fiz alguns jogos mas entretanto, devido a alguns problemas, tive de emigrar.

A primeira experiência fora de Portugal foi ao serviço do Onisilos Sotira, um modesto clube do Chipre onde infelizmente uma lesão fez com que não jogasse o tempo necessário para dar um salto maior.

Um ano mais tarde, fui para a Roménia, para um clube com tradição chamado F.C. Progresul. Depois de cinco meses sem receber salário e boas exibições veio uma proposta do Rapid de Bucaste. À última hora, a transferência dada como certa caiu.

Assinei pelo Astra Ploiesti, na altura um clube modesto mas com vontade de crescer. Em três anos, cresceu o clube e cresci eu. No último ano de contrato pediram-me para renovar mas infelizmente não chegámos a acordo de verbas e passei o pior ano da minha vida, em tribunal e sem jogar.

Passada essa má fase, assinei pelo Concordia Chiajna onde encontrei um treinador que tirou o melhor de mim. No início não entrava nos planos mas devido ao esforço e dedicação joguei os últimos sete jogos, marquei três golos e fiz seis assistências.

Neste momento encontro-me no U. Cluj, sendo sempre titular (11 jogos , 3 golos e 2 assistências). É um bom clube da Roménia com adeptos fantásticos mas que infelizmente esta a passar uma má fase em termos diretivos.

Muito obrigado e até breve!

Paulinho»