Paulo Bento fez, em entrevista na SIC Notícias, um balanço sob o seu trajecto como treinador do Sporting. Entre várias questões colocadas ao longo da conversa, o antigo responsável leonino explicou o subaproveitamento de talentos oriundos da formação, como Silvestre Varela e Hugo Viana.
«Em Outubro de 2005, tínhamos quase 30 jogadores e fizemos um balanço para perceber com quem contaríamos para aquele ano e o seguinte. Nesse contexto, face ao esquema táctico a implementar, entendemos que o Varela não servia os nossos interesses. Fala-se agora mais no Varela porque está no F.C. Porto, mas não falavam quando estava no V. Setúbal ou no Huelva, por exemplo», lembrou Bento.
Hugo Viana saiu de Alvalade e poderia ter regressado neste defeso. Pelo menos, foi essa a questão colocada a Paulo Bento. Porquê desperdiçar a oportunidade de contratar o médio português e apostar num jogador como Angulo? «O Hugo Viana, para o que pretendíamos, não servia a nossa forma de jogar. É um miúdo com extrema qualidade, mas falo de esquemas tácticos. Com a lesão do Marat Izmailov, fizemos uma avaliação e avançámos para o Angulo, que podia desempenhar outras funções no terreno de jogo», disse Paulo Bento.
«Não tenho nenhuma pressa de voltar a treinar e devemos ter respeito por quem está no F.C. Porto neste momento. É a quarta temporada, é tricampeão, apurou o F.C. Porto por quatro vezes para a fase seguinte na Liga dos Campeões. Eu respeito-o imenso. Também quero que me respeitem a mim, e a quem está no F.C. Porto», atirou o antigo técnico do Sporting, quando confrontado com a possibilidade de substituir Jesualdo Ferreira a médio prazo.