Paulo Bento diz que há poucos guarda-redes portugueses a actuar no futebol nacional, uma carência que motiva a procura, para já, através da sensibilização dos mais novos. Foi esse o objectivo da presença do seleccionador na final do «Dia de Guarda-redes», nesta quarta-feira, no Jamor, em que participaram 40 alunos, entre os 10 e os 17 anos, de quatro escolas do distrito de Lisboa.

«Tendo em conta a perspectiva de que não há e que não estão a actuar muitos guarda-redes portugueses no futebol nacional, compete-nos, na preparação para o futuro, com este tipo de acções e outras, tentar sensibilizar e motivar os miúdos para esta função», analisou Paulo Bento, referindo-se ao Desporto Escolar.

É através dos mais novos que o técnico nacional espera ver crescer o interesse sobre a posição mais recuada no campo. «É tão importante como qualquer outra e há que fazê-lo desde idades bastante jovens, pois é uma posição que carece no futebol português», reiterou.

No final, quatro jovens foram premiados com a oportunidade de treinarem com as selecções A, sub-21, sub-20 e sub-19. O treinador de guarda-redes da Selecção Nacional, Ricardo Peres, foi o responsável pelo «treino» desta manhã, com o contributo dos também técnicos nacionais Pedro Espinha, Fernando Brassard e Hugo Oliveira.