Paulo Bento, selecionador de Portugal, comentou desta forma o empate (1-1) concedido na receção à Irlanda do Norte:
«É um resultado que não nos agrada, não estava dentro dos objetivos e tem como consequência não estarmos dependente de nós próprios para chegarmos ao Mundial de 2014 através do primeiro lugar. Nesta altura, temos de pensar na outra via. Não foi um jogo bem conseguido na primeira parte, com menos intensidade e menos fluidez que é habitual. Enviámos uma bola à barra, tivemos muitas situações de cruzamento mas dificuldades para ocupar zonas de finalização com mais gente. Na segunda parte, estivemos melhor e na parte final tivemos mais que oportunidades para vencer.A primeira parte penalizou-nos mas mesmo assim considero que o resultado é injusto.»
Que ambiente encontrou no balneário? «Encontrei um ambiente no balneário natural quando não se ganha, quando se vem de uma derrota na Rússia, frente a um adversário direto. O ambiente é sempre de tristeza e insatisfação. Temos de ter capacidade para analisar as situações. O problema não esteve só na finalização. Na primeira parte, não conseguimos criar tantas oportunidades como na segunda.»
Como ficam agora as contas da seleção? «Esta agora é uma situação igual à que tínhamos quando cumpri o meu primeiro jogo, ou seja, quatro jogos e sete pontos. Não dependemos apenas de nós para chegar ao primeiro lugar, podemos agora pensar no play-off sem nunca perder esse objetivo. Não podemos pensar na calculadora. Continuo a acreditar da mesma maneira que estaremos no Mundial. Pode é ser pelo play-off, como aconteceu das últimas vezes com Portugal. Quando tiver algo a apontar aos jogadores em termos de atitude, irei dizê-lo. Não podemos ficar deprimidos porque também nunca ficámos eufóricos.»
Acha que Portugal está a baixar de nível? «O que atingimos no Euro2012 foi bom, o que estamos a fazer agora na qualificação para o Mundial 2014 não está a ser bom, tenho de dizer isso depois deste resultado. Não vou estar a falar dos problemas que temos e tivemos. A nós cabe-nos encontrar soluções.»
LEIA A CRÓNICA DO JOGO
CONFIRA OS DESTAQUES