Cristiano Ronaldo faz esta terça-feira dez anos: dez anos que se estreou como jogador sénior. Aconteceu a 14 de agosto de 2002, num jogo da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões frente ao Inter. Entrou aos 59 minutos, para o lugar de Toñito. Tinha 17 anos e madeixas loiras.
Ora dez anos depois, Ronaldo é lenda. É o capitão da seleção nacional e provavelmente a bandeira do país: o símbolo mais conhecido de Portugal no mundo. Por isso quis saber-se que opinião tinha Paulo Bento de Cristiano Ronaldo: ele que era jogador do Sporting quando o miúdo apareceu.
«Queremos introduzir nuances no nosso jogo»
O que pensa Paulo Bento da cedência de Nelson Oliveira?
Paulo Bento sugere onze substituições em duas paragens
«São dez anos de um jogador que tem tido uma evolução extraordinária», começou por dizer o antigo colega, agora selecionador nacional, esta terça-feira em conferência. «Iniciou-se num grande clube português, passou por um grande clube inglês e agora está num grande clube espanhol.»
Depois sim, veio a revelação: Paulo Bento percebeu que estava ali um craque, mas não imaginou tudo isto. «Há uns anos atrás prevíamos um grande talento, mas se calhar não imaginávamos que fosse o que é agora e representasse tanto para os clubes que representou e para a seleção nacional.»