Pedro Emanuel foi apresentado esta quinta-feira como novo treinador do Arouca, numa sala de imprensa pouco habituada a receber tanta gente. A humildade das condições, pelo menos para já, contrasta com a vontade do técnico, assim como do presidente do clube, em desenvolver o clube.

«Acho que é o clube ideal, porque quer crescer, assim como eu também, temos experiências em comum, que serão uteis, e tanto eu como o presidente queremos fazer as coisas bem feitas. É a paixão pelo futebol que nos move, a nós, e à região, e queremos que o clube se afirme, para preservar o Arouca na I Liga durante muitos anos», disse o treinador.

«Risco? Não vejo nem pouco mais ou menos. Acho que o clube tem necessidade de crescer em certas áreas, as pessoas têm noção disso e vontade de fazer bem, praticar bom futebol, e divertir quem vem ao estádio. Está em causa prazer e paixão, não o risco», completou, puxando pelo ponto forte do emblema arouquense:

«Mais do que pensar em jogadores, é fundamental não perder este espírito de família que espero preservar. Quero dar o meu contributo para que as coisas aconteçam de forma natural e não com pressão. Não deixa de ser um bebé que nasceu, uma criança que está a crescer e precisa de sustentabilidade.»

O contrato de Pedro Emanuel terá duração de uma época e o objetivo é, como não poderia deixar de ser, atingir a manutenção. «Há pequenas coisas que são indispensáveis e nas quais estamos a trabalhar, para ir em busca não de um sonho, mas de uma realidade, num contexto de localidade pequena e num clube familiar», reforçou.

O próprio presidente do Arouca, Carlos Pinho, deixou transparecer que o acordo com Pedro Emanuel não foi fácil, pelo nível de exigência do jovem treinador que, insistiu, «não quer ser simplesmente mais um».

«Sempre o admirei como jogador, e como treinador, era a pessoa que já tinha pensado se subíssemos, como aconteceu. Custou por que ele sabe o que quer, não foi só chegar à beira dele», desvendou.

A equipa técnica ficará completa com Virgílio Fernandes, João Brandão, Jorge Leitão e Miguel Ferreira. Nos próximos dias, o clube deverá anunciar mais algumas renovações, estando Zarabi, Stephane e Joeano entre os visados. Também serão confirmados os primeiros reforços, Rui Sacramento (ex-Leixões), Diego (ex-Oliveirense)e Luís Tinoco (ex-Naval), entre outros.