Pedro Oliveira aceitou trocar a tranquilidade da família em Portugal para se aventurar num projecto que lhe era desconhecido. Acreditou nas metas que lhe foram traçadas e na hora de fazer um balanço da estadia no Cluj, clube da primeira divisão da Roménia, o saldo não podia ser mais positivo. «O objectivo para esta época era a conquista do quarto lugar, que dá acesso à Liga dos Campeões. Agora que já chegámos ao quarto lugar, e estamos a apenas 3 pontos do segundo classificado, a nossa meta é precisamente ser segundos e garantir o apuramento para a Liga dos Campeões», diz o médio.
Em conversa com o Maisfutebol Pedro Oliveira falou sempre no plural, como que assumindo o sentimento de todos os jogadores que trocaram a Liga portuguesa pelo distante campeonato da Roménia. Quais as razões para esta aventura? O médio enumera-as em tom crítico:
«Saí de Portugal porque infelizmente o país atravessa um mau momento. Não só desportivamente como também socialmente está muito complicado. A face mais visível é o futebol e o facto de pretenderem alterar o escalão de IRS e a idade de reforma dos jogadores é prova de como as coisas vão mal no nosso país. Os ordenados não são tão elevados como possam pensar. O caos político obriga os jogadores a emigrar. Antes só jogadores da III ou II Divisão emigravam para os países de Leste. Hoje são cada vez mais os jogadores que procuram melhores condições nesses países.»
Pedro Oliveira garante que o crescimento do Cluj é uma realidade. «O clube onde estamos tem condições muito boas e um projecto. Querem construir uma nova bancada de sete mil lugares, campos para treinar e outras infra-estruturas», diz o médio que recorda conversas com ex-companheiros, incluindo do Vitória de Setúbal, para reforçar que está a jogar no local certo: «Em Portugal as condições são más. Sei que a situação dos meus colegas do Vitória não está fácil. O pior é que sei que não está fácil em vários clubes.»
Os ordenados na Roménia são pagos a tempo e horas. «Em Portugal reduziu-se o campeonato e aqui aumentou-se duas equipas, tendo actualmente 18 clubes», esclarece o médio confiante no objectivo traçado pelo clube que decidiu investir em jogadores oriundos do campeonato português: «O objectivo é daqui a dois ou três anos estarmos a lutar pelo título de campeão da Roménia.»
Actualmente o Cluj ocupa o quarto lugar no campeonato e Pedro Oliveira tem a companhia de Manuel José, Semedo, Tony, Cadú, Fredy, Dani, Didi e Vitinha no clube romeno.