Elena Dementieva (ouro), Dinara Safina (prata) e Vera Zvonareva (bronze) garantiram este domingo à Rússia o protagonismo no pódio feminino do torneio de ténis olímpico. Tamanho feito na modalidade não acontecia desde 1908, quando a Grã-Bretanha arrecadou as três medalhas.
Safina, sexta do ranking, ganhou o primeiro set, mas a compatriota recuperou no seguinte (7-5) e venceu o terceiro por 6-3, naquela que foi uma final a todos os níveis, espectacular, tensa e muito disputada.
Dementieva, 26 anos, sétima melhor do mundo, conquistou o primeiro grande título da carreira, depois de ter sido medalha de bronze em Sidney 2000. No final, Safina abraçou a amiga de infância, quando esta caiu de joelhos perante tanta emoção.
Zvonareva, 11ª do WTA e chamada à última hora para substituir a lesionada Maria Sharapova, (a)bateu a chinesa Li Na, uma das surpresas da prova, nomeadamente depois de eliminar a norte-americana Venus Williams (8ª), por 6-0 e 7-5.
Em pares, as irmãs Venus e Serena Williams garantiram a medalha de ouro frente às espanholas Anabel Medina Garrigues e Virginia Ruano Pascual pelos parciais 6-2 e 6-0. O bronze foi para a equipa da casa, Zheng Jie e Yan Zi.