Ao dia 5, são 11 os atletas portugueses em acção nos Jogos Olímpicos. Sem finais para disputar, é tempo de tentar marcar pontos para os velejadores que prosseguem as suas provas. Nuno Pombo joga o futuro no tiro com arco, no dia em que voltam à piscina dois nadadores e há três estreias.
Nuno Pombo é mesmo o primeiro português a entrar em competições, pelas 04h00, nos 32 avos-de-final da competição de singulares do tiro com arco. Se passar essa fase, o português competirá na ronda seguinte ainda esta quarta-feira.
Seguem-se os velejadores. Álvaro Marinho e Miguel Nunes cumprem o terceiro dia de regatas na classe 470, sendo por agora sextos. Gustavo Lima compete pelo segundo dia em Laser, partindo do quarto lugar assegurado hoje. Jorge Lima e Francisco Andrade prosseguem a competição em 49er, quando ocupam a 10ª posição.
A partir do meio-dia as atenções viram-se para a piscina. Pedro Oliveira volta a competir, agora nos 200m costas, depois de já ter batido o recorde nacional nos 200m mariposa. É também um regresso para Diana Gomes, que nada agora os 200m bruços, depois de já ter competido na distância de 100m. É em contrapartida dia de estreia para Diogo Carvalho, que nada os 200m estilos.
Os outros estreantes do dia são os cavaleiros Daniel Pinto e Carlos Pinto. Os dois irmãos, vão competir em Hong Kong, para onde foram desviadas as provas equestres devido à quarentena imposta aos cavalos na China. Para esta quarta-feira estão marcadas as primeiras qualificações da disciplina de ensino, onde participa ainda Miguel Ralão Duarte, que entra em prova na quinta-feira.