LEI 7 - DURAÇÃO DO JOGO
1. É um poder discricionário do árbitro se deve ou não prolongar o jogo para recuperar o tempo perdido devido a lesões ou outras causas?
Não. Os árbitros têm que adicionar a cada parte do jogo todo o tempo perdido. Todavia a determinação da duração desse tempo é à descrição do árbitro.
2. Quando se tem de recorrer a um prolongamento para determinar o vencedor de uma partida, os jogadores têm direito a um intervalo a meio do prolongamento?
Aceita-se que os jogadores tenham um intervalo entre o fim do tempo normal de jogo e o prolongamento. Não é normal que haja outro intervalo entre os dois períodos do prolongamento.
3. Os minutos de compensação, exibidos no final de uma parte correspondem ao tempo exacto a cumprir?
Não, é apenas uma indicação do tempo mínimo a ser adicionado mas que pode ser aumentado se o árbitro considerar apropriado.
4. Pode o árbitro compensar um erro na contagem do tempo da 1ª parte, adicionando ou subtraindo tempo na 2ª parte?
Não.
LEI 8 - PONTAPÉ DE SAÍDA E RECOMEÇO DO JOGO
1. Pode o pontapé de saída ser executado por outra pessoa que não um dos jogadores intervenientes no jogo?
Não. Em certos jogos (caridade ou de gala) procede-se à cerimónia de uma pessoa, que não toma parte no jogo, dar um pontapé de saída simbólico.
A bola deve tornar a ser colocada no centro do terreno e o pontapé ser depois efectuado de harmonia com as leis do jogo.
2. Pode um guarda-redes juntar-se aos outros jogadores, numa situação de lançamento de bola ao solo?
Sim. Qualquer jogador pode participar.
3. Quando um jogo vai ser recomeçado através de um lançamento de bola ao solo, os jogadores de uma das equipas recusam-se a participar no mesmo. Como deve o árbitro agir?
O árbitro deve efectuar o lançamento. Não é necessário que ambas as equipas estejam presentes num recomeço de bola ao solo.
4. Após um lançamento de bola ao solo, a bola sai do terreno de jogo sem que tivesse tocado em qualquer jogador. O que deve fazer o árbitro?
Deverá repetir o lançamento de bola ao solo no mesmo local.
LEI 10 - MARCAÇÃO DE GOLOS
1. O árbitro apita para assinalar um golo antes da bola ter ultrapassado completamente a linha de baliza, mas imediatamente se apercebe do seu erro. Como deve proceder?
Deve recomeçar o jogo com um lançamento de bola ao solo. *
NOTA:
Ao longo do texto, elaborado pela Liga de Clubes, é utilizado o seguinte símbolo:
* salvo as circunstâncias particulares da Lei 8