Durante mais de um mês o Maisfutebol lançou a discussão: quem é o Pimbolim do ano 2010? No fundo queríamos mesmo saber quem é para os leitores, sempre os nossos leitores, a maior decepção do ano.

Quase oitenta mil votos depois, há um claro vencedor: Torsiglieri. O central argentino do Sporting tornou-se por isso o digno sucessor de Balboa e Caicedo, os vencedores da primeira e segunda eleições, respectivamente.

Confira como ficou a votação

Mas há uma novidade, este ano: pela primeira vez na história do «Pimbolim do Ano», o vencedor não ganhou por maioria absoluta. Torsiglieri recolheu 47.88 por cento dos votos, mais 11 por cento do que o compatriota Jara.

O avançado do Benfica, aliás, liderou a votação durante muito tempo, mas nas duas últimas semanas houve uma inversão da tendência geral e uma votação em massa no nome de Torsiglieri que virou do avesso uma luta renhida.

Muito longe da dupla argentina ficaram Sereno (F.C. Porto), que recolheu 11.43 por cento dos votos, David Addy (Académica), que somou 2.12 por cento, e no último lugar Elton (Sp. Braga), que teve apenas 1.84 por cento das preferências dos leitores.

Para além de quase 50 por cento dos votos, Torsiglieri apresenta outros números merecedores do prémio Pimbolim. Por exemplo: das cinco vezes que o argentino foi titular, o Sporting ganhou duas vezes e perdeu três.

Já foi utilizado sete vezes, e só numa delas é que o Sporting não sofreu golos: na vitória pela margem mínima sobre o Rio Ave. Com ele em campo, de resto, o Sporting sofre uma média de 1,4 golos por jogo. Enfim, números para a discussão.

E o leitor, que diz? Concorda com o resultado da votação?