Por mais que se tente contornar o nome de Cristiano Ronaldo, o avançado surge sempre em qualquer conversa. Karel Poborsky lançou a questão em conversa com o Maisfutebol.

O herói checo do Euro96 considera ser «possível» parar o internacional português, apesar de estar consciente «do potencial tremendo» que Ronaldo tem.

«Sei que ele marca de qualquer maneira. De pé direito, de pé esquerdo, de cabeça e de livre. Mas Portugal não é só Ronaldo. O futebol não é um jogo de um homem só», diz Poborsky, 16 anos após ter enchido de tristeza os corações lusitanos.

«O Vítor Baía ainda deve estar chateado comigo»

As palavras de Poborsky, de resto, destilam otimismo. O ex-jogador do Benfica pensa, por exemplo, que a Alemanha seria um adversário «pior do que Portugal». «É a melhor seleção do Euro2012», regista.

E qual é, então, a chave para a Rep. Checa bloquear as armas de Portugal e vencer?

«Não podemos abrir o jogo e dar espaço aos extremos deles [de Portugal]. Temos de manter uma defesa forte e concentrada para depois explorar o contra-ataque com os erros adversários».

O discurso positivo não retira, porém, o favoritismo à equipa de Paulo Bento. «Têm Pepe, Nani, Ronaldo... são estrelas do futebol mundial», constata, antes de enumerar os homens mais fortes do lado checo.

«O Milan Baros, o Vaclav Pilar e o Petr Jiracek estão em grande forma. Fico a torcer pelo triunfo da República Checa. Vou à Polónia e vibrarei nas bancadas como um fã anónimo».

Um best-of de Poborsky: