A direção da Federação de Andebol de Portugal (FAP) enviou esta segunda-feira uma participação ao Conselho de Disciplina (CD) sobre os cânticos proferidos durante o jogo Benfica-Sporting. Em comunicado, o organismo aguarda que o CD proceda «em conformidade com as disposições legais e regulamentares em vigor».

Na mesma nota, a FAP «repudia e lamenta, uma vez mais, o teor dos cânticos proferidos», considerando-os «manifestamente violadores das regras de fair play e desportivismo». No entanto, lembra que reforçou ainda as medidas de segurança para o dérbi lisboeta, classificado como «um jogo de risco elevado».

Recorde-se que os cânticos decorreram no dérbi do último sábado, a contar para a fase final do campeonato nacional de andebol. Visavam a final da Taça de Portugal de 1996, que ficou marcada pela morte de um adepto dos «leões», atingido por um very-light lançado por um elemento afeto ao Benfica.

Entretanto, esta manhã o clube da Luz repetiu as manifestações de repúdio em relação aos cânticos, depois de já ter reagido aos mesmos na noite de sábado.