Só a vitória faz sentido neste domingo para Portimonense e Marítimo continuarem na senda dos seus objectivos. E isso até pode nem chegar para ambos, em caso de vitória dos seus adversários directos. O V. Setúbal em Alvalade, no caso dos algarvios, o Nacional, na Madeira com o Olhanense, no caso dos madeirenses. Em jogo está a permanência e a Europa.

Começando pela cauda da tabela classificativa, o Portimonense para garantir a continuidade no primeiro escalão, terá que contar com a ajuda de terceiros, mesmo vencendo o seu jogo: O V. Setúbal não poderá pontuar em Alvalade contra o Sporting e a Naval não poderá vencer em Leiria. Com um cenário destes, os algarvios iriam para a derradeira jornada para jogar em Setúbal uma autêntica final, mas aí, já dependendo de si próprio.

É com este pensamento e na possibilidade dessa conjugação de resultados que os jogadores de Carlos Azenha terão que enfrentar o Marítimo. Os algarvios vêm em crescendo de forma e com uma atitude louvável desde que começaram a jogar no seu estádio, em Portimão. Foi a 19 de Fevereiro, com o Olhanense (1-1), na 20ªjornada. Desde essa data foram conquistados 12 (em 9 jogos) dos 22 pontos que possui.

Carlos Azenha tem o plantel quase na máxima força, faltando no entanto uma das peças mais influentes: Pedro Silva II. O jogador emprestado pelo Sporting cumpre o segundo de dois jogos com que foi castigado por expulsão em Leiria.

Se para o Portimonense o panorama é complicado para o Marítimo não o é menos. O Nacional (5º, com 39 pontos) tem 4 pontos de avanço e se vencer o Olhanense na Choupana, fecha as portas da Europa ao vizinho madeirense. Isto sem contar com outros adversários ainda envolvidos nessa «guerra».

Os insulares sentem-se confortáveis a jogar fora de casa, onde já conquistaram quatro vitórias e quatro empates. Têm melhor pecúlio fora que os algarvios em casa, com três vitórias e três empates.

O treinador Pedro Martins não vai poder contar com Kléber, a referência do ataque, mas terá em Djalma, que regressa após castigo, um reforço de peso. Também por castigo, Roberge e Robson vão falhar o jogo, eles que foram os titulares do eixo defensivo no último jogo.

Equipas prováveis:

PORTIMONENSE: Ventura; Ricardo Pessoa, André Pinto, Ruben Fernandes e Ricardo Nascimento; Elias e Soares; Lito, Hélder Castro e Candeias; Kadi.

Outros convocados: Ivo, Pedro Silva I, Di Fábio, Ivanildo, Aragoney, Wakaso, Pires, Mourad e Patrick.

MARÍTIMO: Marcelo; Briguel, João Guilherme, Luís Olim e Luciano Amaral; Rafael Miranda, Benachour e Alonso; Djalma, Edinho e Baba.

Outros convocados: Peçanha, Igor Rossi, Ricardo Esteves, Tchô, Sérgio Marakis, Heldon e Danilo Dias.