A Associação de Futebol Inglesa (FA) e a Premier League não vão considerar o pedido do Portsmouth para disputar a Liga Europa na próxima temporada. O clube falhou os prazos e as instituições responsáveis recusam-se a abrir um precedente.

O Portsmouth apurou-se para a final da Taça de Inglaterra, que será disputada a 15 de Maio, frente ao Chelsea. Em condições normais teria acesso às competições europeias, mas como não conseguiu apresentar a candidatura a tempo, no meio de profundos problemas financeiros, não terá essa hipótese. É a mesma questão que se coloca em Portugal. O D. Chaves não se candidatou ao licenciamento europeu e não poderá ir às competições europeias mesmo que vença o F.C. Porto na final da Taça.

«A FA e a Premier League já confirmaram aos administradores do Portsmouth F.C. que não considerarão qualquer candidatura fora de prazo para a concessão de uma licença da UEFA para a temporada 2010/2011», diz um comunicado conjunto da FA e da Premier League.

A decisão confirma o acesso do sétimo classificado do campeonato inglês à Liga Europa. Neste momento é o Liverpool quem ocupa o lugar.