Portugal vai jogar com o equipamento branco, na próxima quarta-feira, frente à Espanha, em Donetsk, na meia-final do Campeonato da Europa, por opção. A equipa comandada por Paulo Bento tem o estatuto de «equipa da casa» e, como tal, tinha direito a escolher a indumentária, mas optou por jogar com o alternativo, com que venceu a Dinamarca e a República Checa, deixando o adversário jogar com a tradicional «roja».

Será a terceira vez que Portugal se vai apresentar de branco neste Europeu, depois de ter alternado nos quatro primeiros jogos entre o equipamento principal e o alternativo: estreia de vermelho frente à Alemanha (0-1); de branco no triunfo sobre a Dinamarca (3-2); e de novo vermelho na vitória sobre a Holanda (1-0). Já nos quartos de final, frente à República Checa (1-0), Portugal voltou ao branco que, agora, vai repetir, na próxima quarta-feira, frente à Espanha.

Nos últimos jogos com a Espanha, Portugal jogou aliás sempre com o alternativo branco. Foi assim na derrota no Mundial-2010 (0-1), na África do Sul, e na goleada, no mesmo ano, no Estádio da Luz (4-0).