Portugal vai apoiar duas escolas palestinianas que em Abril participam com duas escolas israelitas num torneio de futebol, no âmbito de um projecto que pretende ensinar às crianças dos dois povos que podem jogar juntas. O governo português financia as escolas palestinianas com um total de 38 800 euros e em troca os palestinianos vestirão o equipamento da selecção portuguesa durante as actividades com as escolas israelitas.
O Mini-Mundial de Futebol realiza-se de Abril a Maio deste ano e é uma iniciativa do Centro Peres para a Paz destinado a crianças dos 6 aos 13 anos. Nos torneios de futebol as crianças dos dois países jogam em equipas mistas constituídas por palestinianos e israelitas, com o objectivo de criar um espírito de equipa entre as gerações mais novas dos dois povos vizinhos mas de relações difíceis devido a divisões históricas.
José Mourinho é um dos apoiantes deste projecto, devido à amizade do treinador do Chelsea com o empresário português António Moura Santos, membro do Conselho Directivo do Centro Peres para a Paz, e há ainda a intenção de angariar outras contribuições portuguesas, particularmente da Fundação Luís Figo. Portugal está também a financiar a construção de um estádio de futebol, com capacidade para dez mil pessoas, na aldeia de Al-Kahder, a sul de Belém, de onde é originária uma das escolas participantes no torneio.