[Notícia actualizada às 20h40 com comunicado da Media Capital]

A Prisa e a Ongoing chegaram a um acordo para o desenvolvimento de operações comerciais e conteúdos e que implica a venda até 35 por cento da Media Capital - dona da TVI - à empresa portuguesa.

«Mediante este acordo, pendente das autorizações regulatórias e administrativas, a Ongoing compra até 35% da Media Capital, o grupo líder de comunicações em Portugal, controlado pela Prisa. A Media Capital foi avaliada em 450 milhões de euros», refere a espanhola em comunicado de imprensa.

Já a Media Capital, em comunicado ao regulador português, adianta que a Prisa vai vender à Ongoing 29,69% das acções representativas do capital social e dos direitos de voto da Media Capital, garantindo à Ongoing a venda de uma participação adicional que permita atingir os 35% voto da dona da TVI.

A Prisa não indica o valor total de venda sendo que, tendo em conta o valor global de 450 milhões, uma participação de 35 por cento equivaleria a cerca de 157,5 milhões de euros.

Acções dispararam quase 16%

Para a Prisa, a aliança feita tem um «grande valor estratégico, já que vai de encontro com os planos anunciados pela empresa de incorporar novos sócios que tragam capital, tecnologia e novos mercados para o Grupo».

«A posição da Ongoing como empresa «dinâmica, presente no sector dos media e com importantes investimentos e interesses no sector das telecomunicações, em conjunto com a Prisa, líder de produção de conteúdos culturais, informativos, educativos e de entretenimento nos mercados de língua espanhola e portuguesa, demonstra o grande potencial do acordo», realça a espanhola.

Na sessão desta segunda-feira, as acções da Media Capital dispararam 15,77% para os 4,55 euros.

Antes de ser conhecido o comunicado da Media Capital, a Comissão do Mercado e Valores Mobiliários (CMVM) determinou a suspensão da negociação das acções do grupo nos mercados regulamentados da Euronext Lisboa.

De acordo com a nota da CMVM, a suspensão da negociação das acções tem efeito a partir do início da sessão de terça-feira.

«O conselho directivo da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários determinou a suspensão da negociação das acções do Grupo Media Capital nos mercados regulamentados da Euronext Lisbon, a partir do início da sessão de amanhã, por se aguardar a divulgação de informação privilegiada sobre o emitente», visava a nota enviada por volta das 20h.