O grupo SATA obteve em 2008 um resultado negativo de cerca de três milhões de euros devido ao aumento dos custos com combustíveis, o que afectou as contas da companhia.

A versão preliminar dos resultados do grupo SATA em 2008 revelam que os custos operacionais da SATA Internacional relacionados com os combustíveis aumentaram cerca de 18 milhões de euros, em comparação com o exercício de 2007, avança a Lusa.

Apesar do aumento das receitas do grupo em 8,3 por cento (cerca de 253 mil euros) no último ano, em comparação com 2007, o resultado global alcançado pelo Grupo SATA mantém-se assim negativo.

A transportadora aérea justifica que a escalada do preço de combustível para os aviões foi mais intensa no terceiro trimestre, o período das férias de Verão e por isso de maior actividade de voos, incluindo os de longo curso, que consomem mais combustível.

Quebra de tráfego no último trimestre

Adiantando que os resultados operacionais finais serão conhecido brevemente, a transportadora aérea admite ainda uma quebra no tráfego no último trimestre de 2008, devido à deterioração da conjuntura económica.

Em 2008 o Grupo SATA transportou 1,5 milhões de passageiros, menos 17 mil do que em 2007, segundo a versão preliminar dos resultados do último ano, ao acrescentar que 3,3 por cento da facturação da SATA Internacional (cerca de sete milhões de euros) corresponde aos passageiros residentes e estudantes açorianos transportados para o continente mediante um subsídio.

A SATA Internacional, que liga os Açores e a Madeira a Portugal continental, recebeu no último ano 11 euros de subsídio por lugar, tendo disponibilizado em 2008 mais de 600 mil nos voos entre os arquipélagos e Lisboa e Porto.

O Grupo SATA assegura, em comunicado, que vai manter a estratégia de aumento de competitividade, racionalizando recursos apostando na internacionalização.

Renovação da frota

No segundo trimestre de 2009 a SATA Air Açores inicia o processo de renovação da frota, com a entrada ao serviço de dois aviões Bombardier Q200, estando prevista a chegada de mais quatro Q400 no primeiro semestre de 2010.

No que respeita à frota da SATA Internacional também vai ser reforçada, com a aquisição de um Airbus A320-200 em Junho, o que «permitirá alcançar maiores índices de eficiência energética, por forças das características técnicas do aparelho».