A Toyota Caetano Portugal registou uma quebra nos lucros de 73,9 por cento para cerca de 2,7 milhões de euros.

De acordo com o quadro dos resultados consolidados da empresa, nos primeiros nove meses deste ano o grupo registou proveitos de 411 milhões de euros, reflectindo um decréscimo de 6% face ao período homólogo de 2007.

«Esta diminuição de actividade é o efeito directo da quebra verificada no sector automóvel, onde o Grupo actua. Como consequência, os resultados consolidados operacionais do Grupo, no montante de 6,5 milhões de euros, evidenciam uma redução considerável, face aos obtidos em 2007», acrescenta a empresa em comunicado.

A Toyota Caetano salienta, como boa notícia, a manutenção do bom nível de cash flow gerado, de 22,5 milhões de euros, embora tenha registado uma redução de cerca de 22%, face ao período homologo de 2007.

«Em termos patrimoniais, o impacto negativo ao nível dos Capitais Próprios, que decorre do ajustamento relativo à correcção às reservas de justo valor, mais não reflectem do que a quebra de cotação bolsista dos títulos do BCP e BPI, no período em análise. Não obstante este facto o Grau de Autonomia Financeira do Grupo, de 37%, evidencia a preocupação de sustentabilidade financeira sempre presente no Grupo», diz ainda o documento de apresentação de resultados.

A Toyota Caetano espera que, até ao final do ano de 2008, não ocorram alterações capazes de influenciar de «forma significativa» os resultados alcançados no período em análise.

As acções da Toyota Caetano fecharam a valorizar 3,75% para 8,30 euros.