O presidente do Brasil, Lula da Silva, afirmou que não tinha «nenhuma paixão de entrar na OPEP», depois de em Março passado a organização ter feito o convite formal ao Brasil.

«Até parece que a OPEP tem todo o poder que pensa que tem», ironizou Lula da Silva, que questionou ainda, «quando o preço aumenta, a OPEP diz que não é ela, quando o preço baixa, também que não é por sua causa, então qual é o seu poder?», avança a «TSF».

Segundo Lula da Silva, «os preços do barril de petróleo são determinados hoje principalmente pelos preços do mercado».

O presidente do Brasil criticou ainda o mercado de capitais e culpou os EUA por terem levado o mundo para uma crise sem precedentes.

«Foi a especulação do mercado futuro juntamente com o subprime que levou o mundo a essa crise que nós estamos vivendo», afirmou.

«Hoje, quando eu converso com o presidente Obama, com a Angela Merkel, da Alemanha, com o Gordon Brown, da Inglaterra, com o Sarkozy, percebo que eles estão numa situação muito difícil porque ninguém tem resposta para a crise. Eles não sabem o que fazer porque também ainda não sabemos o tamanho desta crise e não sabemos se já chegou no fundo do poço», acrescentou Lula da Silva.

A solução para a actual crise passa, referiu o presidente brasileiro, por «a riqueza do mundo estar concomitantemente ligada à produção de alguma coisa e não na transferência de papéis via computador, que não gera emprego».