O Ministério da Indústria, Turismo e Comercio espanhol vai subsidiar, até um máximo de 7 mil euros, a compra de carros eléctricos.

Esta medida faz parte do apoio ao programa piloto espanhol, denominado Projecto Móvel, que tem como objectivo determinar a viabilidade deste tipo de veículos e a sua rede de carregamento, avança a «Europa Press», que cita fontes oficiais.

O projecto pretende implementar um mínimo de 2 mil veículos eléctricos e 200 pontos de recarga em cidades distintas, entre 2009 e 2010.

Já o objectivo do Governo português é mais ambicioso, pelo menos no que toca a número de postos e sobretudo se tivermos em conta a dimensão geográfica dos países. José Sócrates pretende ter, em 2010, cerca de 320 postos para carregar as baterias de carros eléctricos. De referir ainda que, a Agência Financeira sabe que esta rede de postos está a ser pensada em conjunto pelos dois países.

O carro eléctrico tem sido um dos objectivos porta-bandeira do Governo do PS, inserido na política de eficiência energética. Para quem tenha um, pode gozar de isenção do imposto de circulação, um benefício fiscal em sede de IRS de cerca de 800 euros e, para as empresas, isenções fiscais em IRC.

Veja modelos do novo carro eléctrico