«Obter qualquer coisa a troco de nada é algo que não existe», informa-se na página 14. «Se soubesse de alguma maneira de ganhar dinheiro rápido, revelá-la-ia a alguém? Então, por que razão um estranho faria isso consigo?», lê-se mais à frente. As dicas são claras e simples e pretendem-se úteis para quem acede à Internet e está exposto a esquemas de fraude «on-line».

Foi com esse propósito que a Direcção-Geral do Consumidor publicou o «Livro Negro dos Esquemas e Fraudes na Net», compilação de 48 páginas, disponível para consulta em AQUI.

A obra apresenta algumas das fraudes utilizadas actualmente, sendo que cada capítulo identifica e explica como reconhecer uma potencial burla, além de dar sugestões de segurança.

«As fraudes vivem do desejo natural de aumentar a riqueza, a segurança ou a beleza. Alguns vigaristas são capazes de manipular um consumidor sem que ele sequer se aperceba disso. Outros oferecem coisas que uma pessoa não deseja nem necessita, mas a oferta é tão atraente que parece boa demais para desperdiçar», esclarece a referida obra.

Razões para as fraudes proliferarem

De acordo com o «Livro Negro dos Esquemas e Fraudes na Net», as fraudes são bem sucedidas por dois motivos: primeiro, porque têm uma aparência genuína, parecendo «ir de encontro aos desejos ou necessidades dos destinatários».

Por outro lado, quem quer enganar fá-lo manipulando a vítima «tocando nos pontos sensíveis, no sentido de obterem uma resposta automática ou por impulso que pretendem».

«Para ter a certeza de que se trata de facto de uma fraude, há que fazer o esforço prévio de análise adequada. Deve levantar questões e pensar cuidadosamente, antes de decidir o que vai fazer», começa por sugerir a obra da Direcção-Geral do Consumidor.

A resposta para escapar aos esquemas passa por dizer «não» a qualquer oferta que deixe o utilizador desconfortável, inseguro ou receoso: «Diga "não" quando a oferta lhe parecer demasiado boa para ser verdadeira, demasiado conveniente ou demasiado fácil», esclarece o documento.

Dos esquemas em pirâmide a curas milagrosas

Além das considerações gerais, a obra particulariza o que fazer perante situações como os esquemas em pirâmide, fraudes com veículos, operações financeiras ou investimentos, curas milagrosas ou propostas de emprego com ganhos de dinheiro fácil.

O «Livro Negro», que se assume como um «Guia de Fraudes, Vigarices, Trapaças, Burlas, Intrujices, Logros e Desfalques para uso do Consumidor», tem por base a obra «The Little Black Book of Scams», editado pela Australian Competition and Consumer Commission, no âmbito de uma colaboração entre entidades públicas de vários países membros do Internacional Consumer Protection and Enforcement Network (ICPEN) do qual a Direcção-Geral do Consumidor faz parte.

Esta obra foi apresentada esta quinta-feira no seminário «Esquemas e Fraudes na Net-Protecção dos Consumidores», no Centro de de Congressos Taguspark.