Será proposta à assembleia-geral uma distribuição de 85 milhões de euros a titulo de dividendos, a que corresponde um dividend pay-out ratio de aproximadamente 50% dos resultados líquidos consolidados do exercício.
O cash-flow operacional atingiu os 335 milhões de euros e houve um investimento na ordem dos 350 milhões de euros.
Este valor financiou a concretização do plano de expansão da empresa e permitiu-lhe finalizar o ano com um portfólio de 793 unidades e uma área de venda instalada de 809.000 m2 (+14% sobre a base de final do ano precedente).
«Em condições de mercado particularmente adversas, a Sonae Distribuição progrediu sobre uma já destacada posição de liderança no mercado de retalho Português e salvaguardou o exigente equilíbrio entre crescimento e rendibilidade operacional», refere o presidente da empresa, Nuno Jordão, em comunicado.
Combustíveis aumentam facturação em 5%
Em 2008, o universo de base alimentar da Sonae Distribuição apresentou um volume de negócios de 2.889 milhões de euros, ou seja mais 22% face ao ano anterior. A evolução consubstancia um crescimento de 1% no universo comparável de lojas.
Por outro lado, o agregado de insígnias de base não alimentar registou uma evolução anual do volume de negócios de 16%, para um montante global de 1.172 milhões de Euros.
Já o volume de negócios referente aos postos de combustível associados aos hipermercados Continente totalizou 151 milhões de euros, contribuindo com um acréscimo de 5% no volume de negócios consolidado da empresa.
Crescer em Espanha é objectivo
Para os próximos tempos, a empresa mantém como objectivo chegar ao final de 2010 com 1 milhão de metros quadrados de área de venda. Neste tópico, a Sonae Distribuição antecipa manter a concretização de um crescimento orgânico sustentável no mercado português, por via do aproveitamento de oportunidades em novas localizações onde se perspectivam referenciais de criação de valor apelativos, bem como do desenvolvimento sinérgico de novos conceitos e parcerias.
«A empresa manter-se-á igualmente empenhada no importante desafio de constituição de uma operação internacional de relevo. Neste sentido, antecipa alcançar já em 2010 mais de 80.000 m2 de área de venda no mercado espanhol nas suas cadeias de desporto e de electrónica de consumo», diz a marca em comuncado.
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