Vários eurodeputados vão pedir a intervenção do primeiro-ministro português, da chanceler alemã, do presidente da Comissão Europeia, e do presidente do Parlamento Europeu, para tentar evitar o encerramento da Qimonda.

Segundo a Lusa, um grupo de trabalhadores da Qimonda esteve esta quarta-feira em Estrasburgo para tentar sensibilizar os deputados europeus da importância de salvar a empresa, tendo estes assegurado que os iriam apoiar na medida do possível.

Três trabalhadores portugueses e o mesmo número de alemães estiveram numa audição pública promovida pela eurodeputada Ilda Figueiredo (PCP) que contou com a participação de membros de todas as famílias políticas dos dois países representadas no Parlamento Europeu.

«A reunião provou que há aqui uma grande sensibilidade de deputados de diferentes grupos políticos na defesa de uma indústria da EU», resumiu Ilda Figueiredo.

A Qimonda AG declarou falência no início deste mês sendo incerto o futuro das unidades do grupo, entre elas a fábrica portuguesa de Vila do Conde que emprega quase 1.700 trabalhadores e é uma das principais empresas exportadoras do país.

O presidente do Sindicato das Indústrias Eléctricas do Norte, Daniel Sampaio, manifestou a sua confiança «no desempenho» dos deputados europeus, «sobretudo na defesa dos interesses que estão aqui em causa».

Daniel Sampaio acredita que o governo português «está empenhado em encontrar uma solução» mas pediu para que o seu sindicato fosse mais informado sobre as negociações em curso para tentar salvar a empresa.