Os rumores de que o BBVA estaria em contactos com as autoridades portuguesas para entrar no capital do BCP não são confirmados, alertou esta manhã a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O alerta do regulador surge na sequência de uma notícia surgida no jornal «Público», intitulada «Entrada do BBVA no capital do BCP discutida com as autoridades», que apontava para contactos entre aquela instituição de crédito espanhola com diversas entidades e autoridades portuguesas.

No comunicado agora emitido, a CMVM diz ter desencadeado «os procedimentos necessários com vista ao esclarecimento da existência desses contactos». E acrescenta que, em face do apurado, «informa o mercado de que não foi confirmada a existência desses contactos e alerta os investidores para a necessidade de cuidado na tomada de decisões de investimento com base em informação não disponibilizada pelos meios previstos na lei e em regulamento».

A notícia do «Público» teve impacto na negociação das acções do BCP ao longo da manhã, com os títulos a registarem uma subida de quase 5%. Nesta altura, os ganhos foram já atenuados e as acções seguem em alta de 1,82% para 0,78 euros. O banco negociou perto de sete milhões de acções.