A Galp Energia apresentou esta quarta-feira a nova imagem e modelo de negócio das suas lojas de conveniência. Nesse sentido, para já, a petrolífera vai investir cerca de 15,75 milhões de euros em 525 lojas, espalhadas por Portugal e Espanha, que terão a assinatura «Tangerina».

«A conversão de uma custa à volta de 30 mil euros. Até ao Verão, já 90 lojas vão sofrer alterações e também as dos postos da Agip Espanha (320) que adquirimos no último ano. A partir daí será crescimento orgânico até atingirmos o objectivo das 850 lojas em 2011 (face a 206 em 2007)», apontou aos jornalistas o presidente executivo da petrolífera, Ferreira de Oliveira, na apresentação deste novo conceito.

Objectivo de volume de negócios de 300 milhões em 2011

De acordo com a empresa, actualmente, uma loja destas factura 650 mil euros, com um crescimento sustentado de 7,5% nos últimos 10 anos. No total, as lojas de conveniência da Galp valeram-lhe 60,39 milhões em 2007, um aumento de 8,3%. Quanto à quota de mercado, essa situa-se nos 44,3%, tendo crescido 4,7%.

Agora, a ambição da petrolífera é alcançar um crescimento das vendas de 12 por cento por ano e quintuplicar a rentabilidade do negócio até 2009. «Queremos chegar aos 300 milhões de volume de negócios em 2011», acrescentou Ferreira de Oliveira.

Brevemente, será visível nas fachadas das lojas a nova imagem e a nova assinatura, «tangerina, muito conveniente» que surge em substituição da designação M24, marca que estava centrada numa vertente mais de minimercado de proximidade.

De M24 a Tangerina, a parceria da Galp com a Sonae mantém-se e podem até surgir outras.

No interior, a empresa aposta numa disposição de loja «mais funcional». O reforço da oferta foi realizado, por um lado, pelo «desenvolvimento de uma gama alimentar própria de cafetaria e comida pronto a levar, e, por outro lado, pelo estabelecimento de parcerias com especialistas em determinadas áreas».