A pontualidade da TAP atingiu, no primeiro trimestre de 2008, um valor de 75,9 por cento nas partidas, aproximando-se dos níveis médios das companhias que fazem parte da Associação Europeia de Aviação (AEA) neste período (79,7%).

Um resultado que, segundo a transportadora, consolidou «a evolução positiva verificada já nos últimos meses do ano anterior».

Comparando com Janeiro, Fevereiro e Março de 2007, as melhorias foram em cada um dos três meses de 11, 15 e 18%, respectivamente.

Também o atraso na entrega de bagagens teve «uma evolução significativa, embora melhorias mais acentuadas estejam dependentes da entrada em funcionamento de um novo terminal de bagagens em trânsito, que a ANA prevê para o segundo semestre do ano», explicam.

Direcção de Serviço ao Cliente contribui positivamente

No mês de Março, a TAP reduziu os atrasos de 34,5 peças de bagagem por mil passageiros, verificados em 2007, para 17,3, dando sequência a uma série de meses em que se verificaram melhorias sistemáticas.

Segundo a empresa, para esta melhoria «contribuíram, em especial, a criação da Direcção de Serviço ao Cliente da TAP, as mudanças verificadas na Groundforce, prestador de serviços de handling que regressou à sua vocação de se focar no bom serviço prestado aos clientes, bem como o reforço da coordenação com as restantes entidades ligadas à operação, designadamente as autoridades aeroportuárias».