A TAP e a SATA anunciaram esta quarta-feira as primeiras estratégias para responder à liberalização do espaço aéreo entre o arquipélago da Madeira e o Continente, que entra em vigor a partir desta quinta-feira.

Para alcançar o objectivo de subir 25 por cento até a um milhão de passageiros na Madeira no prazo de um ano, a Transportadora Aérea Portuguesa anunciou o lançamento de uma campanha promocional, que vai implicar o investimento de 250 mil euros.

No âmbito da iniciativa, a TAP vai lançar 20 mil lugares pelo preço desde 31 euros mais taxas por trajecto, sendo que a de Lisboa-Madeira é inferior à de Madeira-Lisboa. Por outro lado, a nova tarifa-base será desde cerca de 34 euros mais taxas por trajecto.

Os residentes e estudantes terão uma indemnização compensatória permanente de 30 euros, que passará a ser paga de imediato num balcão dos CTT.

Frequências mantêm-se ou são reforçadas

O administrador da TAP, Luíz da Gama Mór, sublinhou ainda que a companhia não vai reduzir na frequência de voos que se situa nos 218 semanais (aos quais acresce um reforço em épocas altas).

«Estamos a tentar manter muito a moda da Madeira em Portugal», sintetizou o responsável, durante a cerimónia que decorreu no Aeroporto Internacional do Funchal.

Já a SATA, que conta com 250 mil lugares oferecidos no arquipélago, explicou que o objectivo a seguir é manter a quota de mercado de 15%, pelo que está a planear igualmente novas tarifas.

«Queremos crescer no triângulo Lisboa, Madeira, Açores», explicou o presidente da companhia, António Gomes de Menezes, que sublinhou o lançamento do voo Funchal-Las Palmas, duas vezes por semana, a partir de Julho.

* O jornalista viajou até ao Funchal a convite da TAP