«A TAP e o conjunto de investidores que mobiliza tem as condições financeiras para avançar para a compra das duas empresas», afirmou a mesma fonte. A operação poderá receber luz verde a muito curto prazo, previu.

Os credores da companhia aérea brasileira irão reunir-se dia 26 de Outubro, no Rio de Janeiro, no Brasil, para tomar uma decisão sobre o plano de recuperação da Varig e a possível venda das participadas. A fonte adiantou que a transportadora portuguesa contará com o apoio do banco estatal brasileiro BNDES. Na semana passada, o banco estatal anunciou a disponibilização de linhas de financiamento para os futuros compradores das empresas participadas pela Varig.

O banco oferece financiamento de até dois terços do valor das acções das duas participadas, num total de 52 milhões de euros. »O grupo de investidores liderados pela TAP avançará com o restante», explicou a fonte.

Os recursos concedidos pelo BNDES destinam-se ao pagamento de dívidas de curto prazo da Varig, actualmente avaliadas em cerca de 50 milhões de euros.