O valor estimado da transacção é de cerca de 5 milhões de euros, uma vez que deverá ser acertado após encerramento das contas do mês de Agosto.

Nos termos do acordo, a TAP recebe o Lockheed da White, para posterior alienação, passando a OMNI a operar com o outro aparelho ao serviço da Companhia, um Airbus A310, actualmente em leasing operacional, diz a transportadora aérea em comunicado.



Esta operação representa para a OMNI um «passo decisivo no crescimento e expansão da empresa, apostando numa nova área de negócio. Para a TAP, a venda da White permite à companhia concentrar-se ainda mais no transporte aéreo regular, que é a sua área de especialização».

A White surgiu em 30 de Novembro de 2004, na sequência da reestruturação da Yes, uma companhia criada em Janeiro de 2000 numa parceria entre a TAP e o Grupo Abreu, com o objectivo de «responder às crescentes necessidades dos operadores turísticos portugueses».

Recentemente, a TAP tornou-se única detentora da White, depois de uma «operação harmónio» que possibilitou a aquisição dos 24,5% que o Grupo Abreu ainda detinha no capital da companhia.