O fabricante de electrónica Toshiba reduziu esta quarta-feira as suas previsões de resultado líquido para este ano fiscal em 353 milhões de euros (557,7 milhões de dólares), menos 30 por cento do que o esperado, anunciou a empresa.

Segundo a mesma, a redução das previsões de 1.162 milhões de euros (1.826 milhões de dólares) para 807 milhões de euros (1.268 milhões de dólares) deve-se principalmente a retirada, no mês passado, do seu negócio de HD DVD (alta definição) e a queda dos preços das memórias flash NAND.

No sector dos HD DVD, a Toshiba anunciou para o próximo dia 31 de Março, uma redução de mas de metade das suas previsões de venda, que passam de 419 milhões de euros para os 168 milhões de euros.

No passado dia 19 de Fevereiro a empresou comunicou que detinha a produção e o desenvolvimento dos seus produtos com o sistema HD DVD, o que converteu a Blu Ray no formato standard da tecnologia de ultima geração para DVDs.

A companhia japonesa anunciou a redução imediata da distribuição dos seus reprodutores e gravadores de HD DVD e pretendia terminar as vendas deste tipo de dispositivos em finais de Março.