A bolsa de Lisboa abriu no vermelho ainda que praticamente na linha de água e tem estado indecisa esta manhã, tal como as pares europeias.

Depois de várias sessões consecutivas em alta, os investidores recuam um pouco cautelosos em relação aos resultados trimestrais das empresas que vão ser divulgados nas próximas semanas.

Neste momento, o PSI20 perde 0,40% para os 7.164,57, agora com a Europa dividida entre o verde e o vermelho.

A maior queda é da Altri que desliza 1,47% para os 2,21 euros. Já a Portugal Telecom recua 0,88% para os 7,18 euros. Segundo o «Diário Económico», o presidente da operadora, Zeinal Bava vai reunir-se com o presidente do Brasil, Lula da Silva, para reafirmar a PT naquele país.

A EDP Renováveis está a recuar 0,97% para os 7,14 euros, no dia em que revela dados provisionais do semestre. A eléctrica aumentou a produção em 33%. A EDP recua 0,49% para os 2,80 euros.

Por seu lado, o BCP está a ganhar 0,41% para os 0,72 euros e a Cimpor soma 1,89% para os 5,37 euros.

Na Ásia, as praças fecharam esta madrugada em máximo de duas semanas, animadas por notícias sobre o crescimento da China.

Nos EUA, ontem foi uma grande dia, com os três principais mercados a somarem mais de 3%, depois dos resultados positivos da Intel e das perspectivas animadoras por parte da Reserva Federal norte-americana. Esta quinta-feira é a vez da Google, Nokia e do JP Morgan revelarem os seus dados do segundo trimestre.