A Microsoft quer comprar a Yahoo!, uma compra que os analistas, um pouco por todo o mundo, vêem como uma resposta ao «crescimento imparável» do Google.

A Microsoft quer comprar o Yahoo!. A conseguir, que consequências se adivinham na internet?

O aparecimento daquele que é considerado o primeiro motor de busca mundial tem sido «surpreendente para os observadores e ao mesmo tempo, uma ameaça para todos os intervenientes dos mercados em que entra», referem os analistas.

Mas a resposta da Microsoft poderá equilibrar a balança: «Isto reduz e consolida as opções de mercado a apenas duas empresas, o Google e a Microsoft» disse o analista da corretora Cannaccord Adams, Colin Gillis, à imprensa internacional.

Amplo crescimento

«O planeamento on-line, as chamadas telefónicas via Internet, o arquivo de fotos e o alerta de notícias, para não falar da sua implacável linha inovadora, são algumas das coisas que permitiram ao Google estar sempre dois passos à frente dos seus mais directos rivais», Yahoo e Microsoft.

Para os analistas, o Google já não é uma empresa que se orgulha apenas em ser simples e eficaz. Pelo contrário, «cresceu muito e é, nos dias que correm, uma força incrível nas várias vertentes da alta tecnologia on-line, que procura insistentemente envolver-se em todas as áreas possíveis da Internet», o que o pode deixar vulnerável a ataques.