Numa altura em que o orçamento familiar está cada vez mais apertado, a GE Money, instituição financeira de crédito, deixa alguns conselhos aos consumidores portugueses.

«São várias as despesas fixas que compõem o orçamento do agregado familiar e muitas delas difíceis de serem reduzidas, no entanto algumas despesas mensais podem ser de facto atenuadas», revela a empresa, em comunicado.

Nas compras há que ter em conta vários factores: procurar as promoções e as ofertas especiais é a palavra de ordem e, sempre que possível, tente comprar embalagens familiares.

Um outro segredo para poupar está na escolha dos produtos de marca branca, que são habitualmente mais baratos do que os artigos de marca. Evite comprar refeições já feitas ou pré-cozinhadas, uma vez que estas são normalmente mais dispendiosas.

A GE Money aconselha ainda a fazer uma lista de compras em casa e a utilizá-la quando for ao supermercado, pois assim terá menos tendência para comprar artigos extra.

Optar por lojas em segunda mão

Uma outra regra para poupar diz ainda respeito à escolha de lojas de artigos em segunda mão.

Os saldos são também outra excelente oportunidade para renovar o seu guarda-roupa e poupar dinheiro.

Em casa tenha atenção à electricidade. Não utilize luzes desnecessárias e desligue os aparelhos eléctricos. Ao mesmo tempo, evite deixá-los em modo «stand-by».