A Alstom Hydro assinou um acordo de cooperação de licenciamento com a Clean Current Power Systems Incorporated, uma empresa privada canadiana especializada na concepção e ensaio de tecnologia da energia das marés.

Segundo o comunicado, de acordo com os principais órgãos reguladores ambientais, «esta fonte de energia emergente irá em breve desempenhar um papel significativo na produção de energia eléctrica, com base em energias renováveis».

«Para além do seu potencial de produção energética, a tecnologia de energia das marés apresenta inúmeras vantagens para o ambiente. É limpa, natural, invisível, e não emite qualquer gás com efeito de estufa. Além disso, sendo uma fonte de energia 100% previsível e inesgotável, representa uma nova fonte de energia duradoura para responder à crescente procura de electricidade», refere o documento.

Os termos do acordo entre a Alstom Hydro e a Clean Current Power Systems Incorporated incluem uma licença mundial exclusiva para aplicações oceânicas e de fluxo de marés-Clean Current-uma tecnologia patenteada. O acordo inclui também cláusulas para continuar a estreita cooperação entre ambas as partes, a fim de desenvolver tecnologia, implantar unidades de demonstração e posteriormente posicionar a Alstom Hydro tanto como fornecedor de equipamento como de projectos chave-na-mão para parques de energia das marés.

A Alstom planeia comercializar os seus primeiros produtos para energia da marés em 2012.