A operação Euro 2016 arranca esta segunda-feira, na Cidade do Futebol, mas ainda a meio gás. Os jogadores vão juntar-se para realizar exames médicos e realizar o primeiro treino, mas Fernando Santos vai contar apenas com metade do grupo.

O selecionador vai desta forma ter à sua disposição Rui Patrício, Eduardo, Cedric, Ricardo Carvalho, José Fonte, Raphael Guerreiro, Eliseu, William Carvalho, Adrien Silva, André Gomes, João Mário, João Moutinho, Éder e Quaresma.

Refira-se que a estes se vai juntar ainda esta segunda-feira o guarda-redes Anthony Lopes, que chega ao final da tarde a Portugal, devido a um problema de voos, mas já não o faz a tempo de integrar o primeiro treino da seleção.

De fora ficam portanto o jogador do Benfica que jogou a final da Taça da Liga (Renato Sanches), do FC Porto (Danilo Pereira), do Sp. Braga (Rafa), do Wolfsburgo (Vieirinha), do Real Madrid (Pepe e Cristiano Ronaldo) e do Fenerbahçe (Bruno Alves e Nani).

Ora por partes.

Os jogadores do Benfica, do FC Porto e do Sp. Braga fizeram o último jogo há menos de cinco dias e ainda gozam por isso um curto período de descanso (a exceção é Eliseu, que não foi utilizado na final da Taça da Liga), Vieirinha que foi com o Wolfsburgo numa digressao à China, os jogadores do Real Madrid disputam a Liga dos Campeões no sábado e os jogadores do Fenerbahçe jogam a Taça da Turquia nesta quinta-feira. Por isso estão todos autorizados a juntarem-se mais tarde aos trabalhos de preparação do Euro.

Refira-se por fim que esta semana é livre, o que significa que os jogadores não vão estar de facto concentrados: fazem como se fosse uma semana normal de trabalho nos clubes, estando obrigados a comparecer apenas nos treinos e tendo por isso liberdade para ficar em casa.

Os jogadores de fora de Lisboa, porém, têm naturalmente à disposição um hotel onde dormir.

A primeira concentração acontece apenas no próximo sábado, antes da viagem para o Porto, para o jogo particular com a Noruega agendado para domingo, às 20.45 horas.