O seu fim já foi decretado antes, só não se sabe ao certo qual será a data que vai representar a troca definitiva dos ratos de computador pelos dedos. Agora, o jornal «Estado de São Paulo» avança que os portáteis e desktops com touchscreen se vão generalizar até ao fim do ano.

O que já está à venda em Portugal (fotos)

A principal ameaça do rato de computador

A tecnologia não é nova e há casos, como o da HP, que levaram os especialistas a reverem as suas contas. Aliás, os principais fabricantes esperam que a tecnologia seja o motor da recuperação das multinacionais, bastante atingidas pela crise financeira, nomeadamente ao nível das vendas.

71 euros mais caros

Segundo a mesma fonte, estima-se que um computador com ecrã sensível ao toque passe a custar no futuro mais 100 dólares (71 euros) do que uma máquina normal.

Notebooks com versão mais barata (fotos)

Novo iPhone: saiba do que ele é capaz

Além das apostas referidas, espera-se que a próxima versão do Windows 7 contribua para a mudança, ao incluir uma combinação entre software e sensores que permitam criar um novo tipo de ecrã, que poderá interagir com dedos e canetas especiais. Ou seja, a aplicação permitirá que um toque seja interpretado como um sinal para mover gráficos.