Os ministros das Finanças da União Europeia discutem terça-feira em Bruxelas formas para melhorar as regras de requisitos mínimos de fundos próprios dos bancos e garantir a solidez destas entidades em períodos de crise.

O ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, depois de tomar posse segunda-feira de manhã também como titular da pasta da Economia, irá representar Portugal na reunião, realça a Lusa.

O encontro dos responsáveis pelas Finanças da UE (Ecofin) é antecedido segunda-feira ao fim do dia por uma outra, apenas entre os ministros pertencentes à Zona Euro.

Os ministros vão começar por debater a situação económica actual e os desenvolvimentos mais recentes nos mercados financeiros.

Em seguida deverão aprovar a abertura de procedimentos por défice excessivo contra a Letónia, Malta, Polónia e Roménia, ao mesmo tempo que publicarão recomendações com medidas correctivas a tomar por estes países.

A questão dos requisitos mínimos prudenciais exigidos aos bancos adquiriu uma relevância particular depois da crise financeira e económica global ter revelado o baixo nível de protecção de várias entidades bancárias.

No ano passado, a UE já tinha concordado com a criação de um grupo de trabalho sobre a matéria, nomeadamente para discutir os métodos de avaliação de activos e o seu endividamento, o reforço da vigilância dos riscos sistémicos, a obrigação dos bancos de se dotarem de capitais e provisões durante os períodos de expansão, a melhoria das regras contabilísticas e a revisão do mecanismo de atribuição de salários aos dirigentes bancários.